O cultivo de florestas comerciais no estado de Mato Grosso tem se expandido nos últimos 10 anos, com um salto de 60 % de acordo com Associação dos Reflorestadores (Arefloresta-MT). Este crescimento tem forte relação com a demanda das agroindustriais, onde a necessidade por biomassa sustentável, pelo barateamento dos custos e utilização de geração de calor de secagem de grãos e frigoríficos acabou por impulsionar o cultivo. Além disso, a produção de espécies de eucaliptos é uma ótima alternativa de investimentos, tendo maior foco no uso da madeira para fabricação de mourões, carvão, poste tratado, serraria, celulose, geração de energia, entre outras.
Primeiramente, é de fundamental importância estabelecer a espécie com a qual será feito o manejo silvicultural. A Implanta Mudas e Reflorestamento oferece variedades de espécies de eucalipto e uma equipe capacitada para dar as melhores orientações técnicas que vão desde os cuidados iniciais com o solo até a idade de colheita da madeira.
Espécies produzidas pela empresa:
Eucalyptus urophylla – Principal espécie utilizada hoje para industrial de papel e celulose, apresenta o mais rápido crescimento entre os eucaliptos. Também é utilizada para lenha, carvão, serraria e outros. Possui folhas avermelhadas e casca marrom-avermelhado, o que lhe confere valor paisagístico, por isso vêm sendo amplamente utilizada como barreira de quebra-ventos e cortinas verdes entorno de propriedades.
Eucalyptus urograndis – É uma espécie híbrida entre o E. grandis e o E. urophylla, apresentando em condições ideais o maior crescimento e rendimento volumétrico dentre as espécies para produção de biomassa em forma de lenha, carvão e afins. O mais procurado comercialmente para produção de palanques, postes e escoras. Pode ser utilizado também na indústria de celulose, serraria, laminado, caixotaria e outros.
Eucalyptus camaldulensis – Conhecido popularmente como eucalipto branco, uma espécie rústica que possui cerne com maior dureza, sua madeira é destinada principalmente para produção de móveis rústicos, dormentes, postes, mourões e outros. Também pode ser utilizado para lenha, carvão, serraria.
Corymbia citriodora – ou Eucalipto citriodora, eucalipto limão, eucalipto cheiroso, tem por principal característica folhas que exalam um odor característico e marcante, e por esse motivo é habitualmente utilizada pela indústria para extração de óleos essências e também como barreira de quebra-vento entorno de propriedades. Adicionalmente, o eucalipto citriodora é uma espécie que possui cerne com maior dureza e sua madeira tratada destinada para produção de móveis, dormentes, postes, mourões e outros, apresenta garantias de conservação que ultrapassam 10 anos de duração.
Eucalyptus alba: – Muito utilizado na apicultura devido seu precoce florescimento (a partir do segundo ano) que pode durar até nove meses do ano. Espécie de rápido crescimento, pode ser utilizado para lenha, carvão, construção, dormentes, ornamentação e outros.
Eucalytus deglupta – ou eucalipto arco-íris, tem a característica impressionante de apresentar as sete cores do arco-íris na sua casca. Principal espécie utilizada para fins ornamentais, vem ganhando fama pelo Brasil todo, principalmente pela sua fácil adaptação e crescimento nos diversos biomas e solos do território nacional.
Conheça também nossas variedades clonadas.